quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A minha proposta de animação de leitura

Nunca tendo realizado nenhuma proposta de animação de leitura, mas como atividade pedida na disciplina Leitura e Literacias I da Pós-Graduação que estou a frequentar, aqui fica então a atividade por mim proposta. A capa abaixo apresentada é a da versão original, em DVD (na altura VHS) da Disney e a que me recordo de ver em criança. :)





Título: “A pequena sereia” de Hans Christian Andersen

Público-alvo: 3º ano de escolaridade

Objectivos: Proporcionar às crianças, através de uma abordagem didática, momentos de prazer e aprendizagem em simultâneo, bem como um exercício de desenvolvimento interior. Para além disso, pretende-se que a animação de leitura seja um acto de socialização, em que os alunos convivam com a leitura, valorizando-a e aprofundando o conhecimento através das histórias. A possibilidade de criar um paralelismo com a realidade do aluno será a ferramenta necessária para o estimular e incentivar à leitura. Ler uma obra do PNL, recomendada para o 3º ano de escolaridade.

Recursos envolvidos: Representação dramática da obra em questão, recorrendo à encenação do conto. Os alunos terão ao seu dispor vários elementos, peças de vestuário ou detalhes alusivos e caracterizadores das personagens.

Desenvolvimento: Depois de narrada duas vezes a história na aula, será pedido aos alunos que, por grupos, façam a dramatização de “A pequena sereia”. Durante a dramatização alunos serão orientados e conduzidos de modo construir e representar a sucessão lógica do conto, a mimar as personagens da história e a reproduzir algumas das suas falas, reconhecer personagens pelas atitudes, gestos e movimentos, compreender e reconhecer momentos da narrativa pelo gesto e pelo andar.

Efeito/Impacto: Espera-se que os alunos comecem a descobrir a literatura e as suas vertentes, que se criem e fortaleçam hábitos de leitura através da curiosidade despertada e que se estimule a criatividade e a imaginação. Será, então,  desenvolvido o processo cognitivo da aprendizagem leitora.

gestos e movimentos o :

Sem comentários:

Enviar um comentário