Título: “A pequena sereia” de Hans Christian Andersen
Público-alvo: 3º ano de escolaridade
Objectivos: Proporcionar às crianças, através de uma abordagem didática, momentos de prazer e aprendizagem em simultâneo, bem como um exercício de desenvolvimento interior. Para além disso, pretende-se que a animação de leitura seja um acto de socialização, em que os alunos convivam com a leitura, valorizando-a e aprofundando o conhecimento através das histórias. A possibilidade de criar um paralelismo com a realidade do aluno será a ferramenta necessária para o estimular e incentivar à leitura. Ler uma obra do PNL, recomendada para o 3º ano de escolaridade.
Recursos envolvidos: Representação dramática da obra em questão, recorrendo à encenação do conto. Os alunos terão ao seu dispor vários elementos, peças de vestuário ou detalhes alusivos e caracterizadores das personagens.
Desenvolvimento: Depois de narrada duas vezes a história na aula, será pedido aos alunos que, por grupos, façam a dramatização de “A pequena sereia”. Durante a dramatização alunos serão orientados e conduzidos de modo construir e representar a sucessão lógica do conto, a mimar as personagens da história e a reproduzir algumas das suas falas, reconhecer personagens pelas atitudes, gestos e movimentos, compreender e reconhecer momentos da narrativa pelo gesto e pelo andar.
Efeito/Impacto: Espera-se que os alunos comecem a descobrir a literatura e as suas vertentes, que se criem e fortaleçam hábitos de leitura através da curiosidade despertada e que se estimule a criatividade e a imaginação. Será, então, desenvolvido o processo cognitivo da aprendizagem leitora.
gestos e movimentos o :
Sem comentários:
Enviar um comentário